O Aikido é uma arte marcial criada no Japão na segunda década do século XX pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), a quem os praticantes desta arte respeitosamente chamam O-Sensei ("grande mestre") ou Fundador. Ueshiba concebeu o Aikido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, sendo as principais o Daito-Ryu aikijujutsu, o Kenjutsu (técnica da espada) e o Jojutsu (técnica do bastão curto).

O termo aikido é composto por três caracteres Kanji:

Em tradução livre, "caminho da harmonização das energias". Essencialmente defensiva, baseia-se em movimentos fluidos e circulares. Os ataques são neutralizados por meio da absorção da energia do atacante, que é então incorporada ao movimento de defesa. Além das técnicas de mãos vazias, os treinos também podem incluir armas: bokken (espada de madeira), (bastão curto) e tantô (faca de madeira).

Na sua teoria espiritual o Aikido busca a harmonia dos seres com uma energia universal chamada Ki. Este termo não tem uma tradução estrita para o português, podendo denotar diversos conceitos: respiração, sopro vital, espírito, energia, ou intenção(nas imagens quem está aplicando a técnica é denominado tori ou nage e quem sofre a aplicação é chamado uke).